top of page

m e s a s     c o n v e r s a s

d i a . I

c i d a d a n i a  e  p o l í t i c a 

26/09, segunda-feira

19.00h

auditório feau-unicamp

cidade ativa

a organização "cidade ativa" é formada por colaboradores de diversas áreas que acreditam em cidades e estilos de vida mais saudáveis. para nós, cada edifício, praça, escada ou calçada esconde uma oportunidade de redescobrir a cidade e promover hábitos mais ativos.  por isso, pesquisamos a relação entre saúde, comportamento e a forma dos centros urbanos para elaborar projetos que incentivem as pessoas a sair de casa e participar ativamente na transformação de suas comunidades. 
somos uma equipe multidisciplinar com experiência nas áreas de saúde, arquitetura, desenho e planejamento urbano. contamos com membros que fizeram parte da história de criação do active design e que já desenvolveram projetos para cidades mais ativas.

sidney piochi

possui graduação em arquitetura e urbanismo pela universidade católica de santos (1993), mestrado em arquitetura e urbanismo pela fau-usp (2003) e doutorado em arquitetura e urbanismo pela fau-usp (2008). atualmente é professor da universidade estadual de campinas (unicamp). tem experiência na área de urbanismo, com ênfase em planejamento territorial e urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, habitação e planos diretores.

 

>>> sobre a organização
 

d i a . III

e f e m e r i d a d e ,   e s c a l a   e   o   a r t í s t i c o

28/09, quarta-feira

a partir das 15.00h

no museu exploratório de ciências da unicamp

 o c u p a  

        m u s e u 

>>> evento oficial do ocupa museu no facebook

d i a . IV

g e n t r i f i c a ç ã o

29/09, quinta-feira

19.00h

auditório feau-unicamp

sabrina fontenele

doutora pela faculdade de arquitetura e urbanismo da universidade de são paulo na área de história e fundamentos da arquitetura e do urbanismo. possui graduação em arquitetura e urbanismo pela universidade federal do ceará (2000) e mestrado em arquitetura e urbanismo pela universidade de são paulo (2004). 

casadalapa são paulo

um grupo de artistas de diversas áreas que decidiu se reunir em 2005 e ocupar uma casa na lapa para operar sob um princípio alternativo à lógica vigente do mercado: a colaboração. assim, criaram um pólo de convergência e irradiação artística na cidade.

julio dojcsar

cenógrafo, grafiteiro e artista plástico 
pedro noizyman

designer de som e dj
fernando sato

diretor de arte

>>> sobre o coletivo

d i a . II

m o v i m e n t o s  s o c i a i s 

27/09, terça-feira

19.00h

auditório feau-unicamp

guilherme carpintero

arquiteto e urbanista, vice-presidente do sindicato dos arquitetos do estado de são paulo (sasp) e representante da federação nacional dos arquitetos e urbanistas (fna) no conselho das cidades

neusa rossique
coordenadora da associação da vila operária

alexandre mandl

mestre em desenvolvimento econômico pelo instituto de economia da unicamp, na área de economia social e do trabalho. graduado em ciências jurídicas e sociais pela pontifícia universidade católica de campinas (2005). especialista em gestão dos direitos intelectuais, pela universidad bolivariana de venezuela (2007). é especialista em direito constitucional pela pontifícia.

andré dal'bó

possui graduação em arquitetura e urbanismo pela universidade estadual de campinas (unicamp), e mestrado em tecnologia da arquitetura e urbanismo pelo instituto de arquitetura e urbanismo da universidade de são paulo (iau-usp). atualmente é doutorando no iau-usp, com interesse nos seguintes temas: produção neoliberal do espaço, subjetividade neoliberal, movimentos sociais, luta por moradia, urbanismo, planejamento urbano e conflitos fundiários.

cinthia monteiro de barros

possui graduação em arquitetura e urbanismo pela universidade estadual de campinas (2006). tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em teoria e prática da preservação e restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico.

d i a . V

o  e s p a ç o - l  u g a r  

30/09, sexta-feira

17.00h

auditório feau-unicamp

alvaro razuk

arquiteto e urbanista em atuação desde 1989 no escritório "alvaro razuk arquitetura", que desenvolve projetos museográficos, cenográficos e arquitetônicos, tendo realizado trabalhos no Brasil e em diversos países. com uma equipe interdisciplinar composta por arquitetos, designers, fotógrafos e produtores, o escritório se destaca na elaboração e coordenação de projetos culturais desde sua concepção até a entrega final. seu trabalho mais recente é a expografia 32ª bienal de arte de são paulo.  

>>> sobre o alvaro razuk arquitetura

sylvia furegatti

artista visual, doutora em arquitetura e urbanismo pela universidade de são paulo (fau-usp) (2007); mestre pela mesma instituição (2002); especialista em museus de arte pelo mac-usp (1992); bacharel em artes plásticas pela universidade estadual de campinas (1991). é professora do departamento de artes visuais (ia -unicamp) na graduação, especialização e pós-graduação. atuou como professora e coordenadora em várias instituições particulares do ensino superior como a esamc (campinas) e a unifran (franca). tem experiência na área de artes visuais, com ênfase em intervenções artísticas urbanas, atuando principalmente nas seguintes frentes: arte contemporânea, arte e meio urbano, arte brasileira atual; produção e curadoria de exposições de arte contemporânea. atuou em diferentes espaços culturais como o mac-campinas, mac-americana e instituto cultural itaú. é fundadora do grupo pparalelo de arte contemporanea de campinas.

>>> sobre o grupo pparalelo

gabriel zacarias

pós-doutorando em sociologia pela universidade de são paulo. doutor em estudos culturais pela universidade de perpignan (frança) e pela universidade de bergamo (italia), com estágio doutoral na universidade de paris 10 (frança). mestre em culturas literárias europeias pela universidade de estrasburgo (frança) e pela universidade de bolonha (itália). foi bolsista do programa erasmus mundus da união europeia nos níveis de mestrado e de doutorado. no brasil, concluiu bacharelado e licenciatura em história pela universidade de são paulo. lecionou na universidade de perpignan, no centro universitário maria antônia, da usp, e no instituto tomie ohtake. no âmbito da história contemporânea, atua principalmente nas áreas de história da arte, história da cultura, teoria critica, cinema e literatura comparada. especialista da obra de guy debord, realizou o primeiro estudo dos arquivos desse autor na bibliothèque nationale de france.

bottom of page